Programação (agosto 2022):
A Escola Amazônica de Formação Metodológica é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará com o objetivo de difundir o conhecimento científico e metodológico das ciências sociais tanto para o público interno quanto para o público externo à UFPA.
Em sua segunda edição (primeira no verão amazônico), em agosto de 2022, a Escola oferecerá cursos de curta duração na modalidade presencial para os interessados em desenvolver suas habilidades em metodologia de pesquisa. Serão fornecidos cursos sobre programação estatística (linguagem R), pesquisas com survey, técnicas de planejamento e publicação de artigos, princípios epistemológicos das ciências sociais e análise multivariada de dados. Os cursos são presenciais e gratuitos, realizados no Campus Guamá, da UFPA. Serão fornecidos certificados de participação a aqueles que tiverem uma participação mínima.
Os cursos são presenciais!

Inscrições e Seleção:
Sobre a seleção: Devido à limitação de espaço nas salas e as regras sanitárias e de distanciamento social, tivemos que limitar o número de vagas por cursos. Contudo, não desejamos excluir ninguém de nossos cursos. As regras de seleção somente serão aplicadas se atingirmos o limite físico em nossas salas. O critério de seleção será o histórico acadêmico dos candidatos , conhecimento prévio sobre o tema e o interesse em aprender.
Poderão se inscrever tanto estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA quanto membros externos à comunidade acadêmica.
Grade Horária:

Ementas dos cursos:
Introdução à Linguagem R
Professor Responsável: Lucas Okado.
Carga horária: 20hs (01 a 05 de agosto, 14h30 – 18h10)
Ementa: O curso tem como objetivo apresentar noções básicas na linguagem de programação R, com ênfase nas ferramentas usadas na pesquisa em ciência política. Serão apresentadas ferramentas para a leitura e tratamento de banco de dados, análise descritivas, confecção de gráficos, bem como técnicas análises bivariadas (teste de hipóteses e correlação) e multivaradas (modelos de regressão linear e logística).
Introdução à Construção Teórica das Ciências Sociais
Professor Responsável: Jaime de Souza
Carga Horária: 8h (01 e 02 de agosto – 9hs – 12h40)
Ementa: O curso será uma introdução às teorias sociais, suas possibilidades e seus limites. Para tal serão apresentados a visão teórica e epistemológica de alguns autores clássicos (Marx, Durkhein e Weber). O curso se destina prioritariamente para estudantes formados em cursos fora das ciências sociais aprenderem a construir o conhecimento em ciências sociais.
Pesquisa Survey e Opinião Pública
Professor Responsavel: Gustavo Ribeiro
Carga Horária: 8hs (03 a 05 de agosto – 9hs – 12h40)
Ementa: O curso objetiva introduzir os(as) participantes à metodologia survey, com ênfase em suas aplicações às áreas de estudo do comportamento político e opinião pública. Assim sendo, o curso abordará os seguintes tópicos: Ciências Sociais e a Pesquisa Survey; Desenho de Pesquisa Survey; Medidas e Escalas; Questionário; Entrevista e Modos de Aplicação do Survey; Amostragem; Análise de Dados de Surveys; Pesquisa em Opinião Pública e os Métodos Survey.
Publique-se: como planejar, estruturar e redigir artigos científicos
Professores Responsáveis: Luis Cardoso e Nádia Corrêa
Carga horária: 15hs (08 a 12 de agosto – 9h30 – 12h00)
Ementa: Nas últimas décadas, os artigos científicos tornaram-se as principais fontes de divulgação do conhecimento cientifico. Diante disso, é necessário com que saibamos as regras implícitas do campo acadêmico para publicarmos nas melhores revistas, pois disso decorre o sucesso acadêmico. Assim, no curso tratamos e discutiremos as estratégias para publicar artigos científicos em revista de alto impacto.
Introdução à Análise Multivariada de Dados
Professor Responsável: Murilo de Oliveira Junqueira.
Carga Horária: 20hs (08 a 12 de agosto – 14h30 – 18h10)
Ementa: O curso visa dar as bases da análise de dados quantitativos utilizando o modelo de regressão utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários (MQO). Com isso o aluno irá aprenderá os objetivos, os pressupostos, os cálculos e como utilizar o MQO na análise de uma pesquisa social. Também aprenderemos como interpretar tabelas de resultado de MQO e expor o resultados na forma de gráficos, utilizando a linguagem estatística R. É recomendável que o aluno tenha feito um curso introdutório de estatística. O conhecimento da linguagem R é recomendado, mas não necessário.
Programação (março 2022):
Os cursos serão presenciais!

Inscrições e Seleção:
Sobre a seleção: Devido à limitação de espaço nas salas e as regras sanitárias e de distanciamento social, tivemos que limitar o número de vagas por cursos. Contudo, não desejamos excluir ninguém de nossos cursos. As regras de seleção somente serão aplicadas se atingirmos o limite físico em nossas salas. O critério de seleção será o histórico acadêmico dos candidatoso , conhecimento prévio sobre o tema e o interesse em aprender.
>>>> Inscrições para os cursos aqui <<<<
Grade Horária:

Ementas dos cursos:
Gênero e/na Ciência Política
Professor Responsável: Rayza Sarmento.
Carga horária: 4hs (tarde – dia 08 de março – 14h-18h)
Ementa: Este minicurso de cunho teórico tem por objetivo apresentar ao público interessado os principais caminhos da teoria política feminista e as agendas de pesquisa, especialmente de cunho nacional, voltadas à análise crítica interseccional de gênero e suas desigualdades no âmbito disciplinar da Ciência Política. Discutiremos as interpretações feministas sobre o Estado e especialmente voltadas aos processos de representação, participação e ativismo.
A organização e democracia interna nos partidos políticos: a questão da seleção de candidaturas.
Professor Responsável: Rodrigo Dolandeli.
Carga Horária: 6h (tarde – dias 09 e 10 de março – 14h-17h)
Ementa: O objetivo do minicurso é abordar um dos aspectos mais importantes das organizações partidárias: a seleção das candidatas e candidatos que disputam o processo eleitoral. A nomeação partidária envolve uma complexa rede de relações de poder que influencia fortemente as características e perfis das candidaturas, sobretudo, daquelas com maior potencial eleitoral. O minicurso pretende descrever como a literatura especializada trata dos caminhos internos que levam ao poder, os níveis de inclusão social, as alternativas para o método de seleção, o papel das elites dirigentes e “selecionadores”, o grau de centralização das decisões, a influência de movimentos sociais, dentre outros assuntos. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes tenham um conhecimento introdutório acerca de como as dinâmicas internas para a seleção de candidaturas expressam a democracia interna e a natureza de um partido político.
Teorias sobre o Comportamento Político
Professores Responsáveis: Gustavo Ribeiro e Lucas Okado.
Carga Horária: 8hs (tarde – dias 07 e 08 de março – 14h-18h)
Ementa: O objetivo deste minicurso é passar pelas principais teorias da opinião pública e da formação do voto. Inicialmente se discutirá como a Ciência Política conceitua o campo dos estudos do comportamento político, passando pelas escolas de Colúmbia (interpretação sociológica e processo da comunicação), Michigan (abordando sofisticação política e partidarismo) e por fim a teoria da escolha racional e do voto econômico. No segundo dia abordaremos o papel da confiança interpessoal no comportamento político, como ocorre a mudança de valores e, por fim, estabeleceremos um panorama do debate contemporâneo na área.
Democracia, representação e minorias no processo político.
Professor Responsável: Carlos Augusto de Souza.
Carga horária: 6hs (tarde – dias 08 e 09 de março – 18h-21h)
Ementa: Objetivo do curso é discutir o processo de participação de grupos minoritários (mulheres, negros, indígenas, idosos, jovens) no processo político a partir do enfoque adotado pela teoria da representação. Serão abordados temas como a democracia, instituições e representação, sempre focando as dificuldades na inclusão de minorias no processo político. Também serão discutidas formas de organização políticas dessas minorias e estratégias que possibilitem sua inclusão.
Como são feitas as leis: Poder Legislativo e processo legislativo.
Professor Responsável: Murilo de Oliveira Junqueira.
Carga Horária: 6hs (noite – dias 09 e 10 de março 18h-21h)
Ementa: O minicurso ofertará uma descrição completa do funcionamento do Poder Legislativo do ponto de vista formal, com a cobertura dos aspectos constitucionais e regimentais das principais atividades legislativas. O objetivo da organização é oferecer uma visão geral de como funciona o Poder Legislativo brasileiro, por meio da abordagem de temas como: o Sistema Legal brasileiro, a divisão constitucional de poderes, organização e estrutura do Legislativo, Estatuto dos Parlamentares, processos legislativos, processo de impedimento do Presidente da República, dentre outros.