Edições Ateriores

Programação (março 2022):

Os cursos serão presenciais!

Inscrições e Seleção:

Sobre a seleção: Devido à limitação de espaço nas salas e as regras sanitárias e de distanciamento social, tivemos que limitar o número de vagas por cursos. Contudo, não desejamos excluir ninguém de nossos cursos. As regras de seleção somente serão aplicadas se atingirmos o limite físico em nossas salas. O critério de seleção será o histórico acadêmico dos candidatoso , conhecimento prévio sobre o tema e o interesse em aprender.

>>>> Inscrições para os cursos aqui <<<<

Grade Horária:

Ementas dos cursos:

Gênero e/na Ciência Política

Professor Responsável: Rayza Sarmento.

Carga horária: 4hs (tarde – dia 08 de março – 14h-18h)

Ementa: Este minicurso de cunho teórico tem por objetivo apresentar ao público interessado os principais caminhos da teoria política feminista e as agendas de pesquisa, especialmente de cunho nacional, voltadas à análise crítica interseccional de gênero e suas desigualdades no âmbito disciplinar da Ciência Política. Discutiremos as interpretações feministas sobre o Estado e especialmente voltadas aos processos de representação, participação e ativismo.

A organização e democracia interna nos partidos políticos: a questão da seleção de candidaturas.

Professor Responsável: Rodrigo Dolandeli.

Carga Horária: 6h (tarde – dias 09 e 10 de março – 14h-17h)

Ementa: O objetivo do minicurso é abordar um dos aspectos mais importantes das organizações partidárias: a seleção das candidatas e candidatos que disputam o processo eleitoral. A nomeação partidária envolve uma complexa rede de relações de poder que influencia fortemente as características e perfis das candidaturas, sobretudo, daquelas com maior potencial eleitoral. O minicurso pretende descrever como a literatura especializada trata dos caminhos internos que levam ao poder, os níveis de inclusão social, as alternativas para o método de seleção, o papel das elites dirigentes e “selecionadores”, o grau de centralização das decisões, a influência de movimentos sociais, dentre outros assuntos. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes tenham um conhecimento introdutório acerca de como as dinâmicas internas para a seleção de candidaturas expressam a democracia interna e a natureza de um partido político.

Teorias sobre o Comportamento Político

Professores Responsáveis: Gustavo Ribeiro e Lucas Okado.

Carga Horária: 8hs (tarde – dias 07 e 08 de março – 14h-18h)

Ementa: O objetivo deste minicurso é passar pelas principais teorias da opinião pública e da formação do voto. Inicialmente se discutirá como a Ciência Política conceitua o campo dos estudos do comportamento político, passando pelas escolas de Colúmbia (interpretação sociológica e processo da comunicação), Michigan (abordando sofisticação política e partidarismo) e por fim a teoria da escolha racional e do voto econômico. No segundo dia abordaremos o papel da confiança interpessoal no comportamento político, como ocorre a mudança de valores e, por fim, estabeleceremos um panorama do debate contemporâneo na área.

Democracia, representação e minorias no processo político.

Professor Responsável: Carlos Augusto de Souza.

Carga horária: 6hs (tarde – dias 08 e 09 de março – 18h-21h)

Ementa: Objetivo do curso é discutir o processo de participação de grupos minoritários (mulheres, negros, indígenas, idosos, jovens) no processo político a partir do enfoque adotado pela teoria da representação. Serão abordados temas como a democracia, instituições e representação, sempre focando as dificuldades na inclusão de minorias no processo político. Também serão discutidas formas de organização políticas dessas minorias e estratégias que possibilitem sua inclusão.

Como são feitas as leis: Poder Legislativo e processo legislativo.

Professor Responsável: Murilo de Oliveira Junqueira.

Carga Horária: 6hs (noite – dias 09 e 10 de março 18h-21h)

Ementa: O minicurso ofertará uma descrição completa do funcionamento do Poder Legislativo do ponto de vista formal, com a cobertura dos aspectos constitucionais e regimentais das principais atividades legislativas.  O objetivo da organização é oferecer uma visão geral de como funciona o Poder Legislativo brasileiro, por meio da abordagem de temas como: o Sistema Legal brasileiro, a divisão constitucional de poderes, organização e estrutura do Legislativo, Estatuto dos Parlamentares, processos legislativos, processo de impedimento do Presidente da República, dentre outros.